Projeto Girassol: aprimoramento de metodologias de ensino para acolher alunos com deficiência auditiva

Muito mais do que uma obrigação, a acessibilidade nas escolas é interesse de todos. Uma instituição de ensino deve conceder educação especial para todo e qualquer tipo de aluno com deficiência. É um processo rigoroso, que exige […]

12 de setembro de 2023 5:07 pm Destaque, Notícias

Muito mais do que uma obrigação, a acessibilidade nas escolas é interesse de todos.

Uma instituição de ensino deve conceder educação especial para todo e qualquer tipo de aluno com deficiência. É um processo rigoroso, que exige mudanças, desde o modo de condução e adaptação das aulas, até a maneira de como o indivíduo vai se relacionar com o restante da turma e com as famílias. O preparo deve partir dos educadores e de todos os envolvidos na gestão.

A educação inclusiva é um tema de extrema importância. As melhorias devem ocorrer, para chegarem num patamar em que determinados paradoxos sejam rompidos e essa realidade seja de extrema naturalidade, minimizando os empecilhos causados por diferentes condições.

A Etec Antônio Devisate é uma escola inclusiva e busca sempre uma boa metodologia de ensino e maneira de condução que possa influenciar diretamente a vida dessas pessoas em diversos aspectos, tanto no aprendizado, quanto na maneira de se relacionar com outras pessoas. Por acreditar no processo de inclusão, os professores da Classe Descentralizada tiveram a honra de participar da implantação do PROJETO GIRASSOL.

O PROJETO GIRASSOL é uma iniciativa da profissional intérprete de libras, Ellen, juntamente com a aluna Thalia, que dentro das dificuldades encontradas no dia a dia da sala de aula, buscou apresentar o projeto aos coordenadores que de imediato abraçaram a ideia junto aos cursos da Classe Descentralizada.
O intuito foi além de demonstrar os desafios da educação inclusiva, mas sim também buscar melhorias nos processos didáticos pedagógicos e facilitar o contato entre professor e aluno.


A iniciativa que visa apresentar aos professores as reais dificuldades dos alunos com deficiência auditiva, de forma a aprimorar a didática em sala de aula, cumprindo com veemência a inclusão desses alunos. O projeto foi realizado na Classe Descentralizada da Etec Antonio Devisate, implantados pelos coordenadores Prof.ª Larissa Chadi, coordenadora responsável pela Classe Descentralizada, Prof. Reinaldo dos Santos Martins, coordenador do curso Técnico em Logística, Prof.Hamilton Zuliani, coordenador do curso Técnico em Serviços Jurídicos, desenvolvido e conduzido pela intérprete de libras, Ellen Fabiane Rosa Lopes, e a aluna Thalia Martins Gonzaga Leonardo.


O principal objetivo do Projeto Girassol é capacitar os professores para atender às necessidades educacionais específicas dos alunos com deficiência auditiva, respeitando suas diferenças e valorizando suas potencialidades. O projeto busca estimular o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e cultural dos alunos com deficiência auditiva, bem como sua autonomia e autoestima.

Compartilhe


Veja também