Projeto Coaching Educacional

Nos dias atuais existe a grande necessidade de desenvolver o aluno não só no que compete ao conhecimento, mas o desenvolvimento de suas habilidades, suas atitudes, seus valores, suas competências socioemocionais. Esta importância no desenvolvimento de pessoas, no processo do ensino- aprendizagem é visto nos 4 pilares sugeridos pela UNESCO para o processo do ensino: (i) aprender a conhecer, (ii) aprender a fazer, (iii) aprender a ser, e (iv) aprender a conviver.

Sendo nossa missão desenvolver pessoas para o mundo profissional, os preparando para o mercado de trabalho, com qualidade e que contribua para o desenvolvimento da economia do estado de São Paulo e do país, necessita-se desenvolver não só os conhecimentos, as habilidades e atitudes, mas também as competências socioemocionais. Entregando ao mercado de trabalho e a sociedade pessoas melhores. Com isto, vem a proposta do Coaching Educacional.

O Coaching Educacional busca aprimorar o desenvolvimento de habilidades emocionais, psicológicas e comportamentais dos docentes e discentes. Um apoio ao desenvolvimento dos profissionais e alunos. Pois, o coaching pode ser utilizado no planejamento da carreira, bem como na escolha da profissão. Pode ser focado na gestão do tempo, na definição de objetivos e metas, desenvolvimento de habilidades comportamentais, direcionamento assertivo da carreira, autodefesa, num melhor aproveitamento dos estudos e no entendimento da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos durante o período em que está cursando os cursos técnicos e ensino médio. No âmbito dos docentes o Coaching pode ser aplicado para alinhar os valores, definir a missão de vida dos educadores e na implantação da cultura organizacional da instituição de ensino, assim como auxiliar o docente na informação sobre o perfil da classe, para que este possa traçar estratégias diferenciadas no processo de ensino. O projeto visa apresentar ferramentas no decorrer do período em que se realiza o curso dentro da instituição, onde o aluno possa se entender, se encontrar, se desenvolver. Focará no autodesenvolvimento, na escolha, no planejamento da carreira, na organização de processos individuais. Sendo o Coaching Educacional, o processo que irá orientar, capacitar, para que o aluno atinja potencial em sua vida pessoal, escolar e profissional. Tendo como objetivo a orientação e elaboração de um plano de carreira para os estudantes e minimização da evasão escolar.

Diante do exposto o projeto de Coaching Educacional da Etec Antonio Devisate e sua Classe Descentralizada E.E. Monsenhor Bicudo, não visa a transmissão de conteúdo, mas sim de formação do integral do indivíduo. Através de um trabalho realizado com a colaboração de uma equipe especializada, um trabalho constante de desenvolvimento crescente desde os 1º módulos dos cursos profissionalizantes e 1º ano dos cursos do Ensino Médio Técnicos. Assim, acredita-se que todos estarão preparados não só para o mercado de trabalho, mas para a vida.