Etec Antonio Devisate desenvolve projeto 5s

O que é 5s?O objetivo deste programa é definir e disponibilizar uma metodologia que permita a autogestão dos ambientes de trabalho pelos responsáveis das unidades operacionais do Centro Paula Souza com foco na organização, saúde, […]

21 de março de 2017 4:38 pm Notícias

O que é 5s?
O objetivo deste programa é definir e disponibilizar uma metodologia que permita a autogestão dos ambientes de trabalho pelos responsáveis das unidades operacionais do Centro Paula Souza com foco na organização, saúde, segurança, padronização e na disciplina, visando a melhoria contínua dos ambientes.

A implantação deste programa na Etec Antonio Devisate tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar as pessoas para a Qualidade Total, através da organização e da disciplina no local de trabalho. Essa metodologia é empregada para melhorar a organização dos ambientes.

CONHEÇA O SIGNIFICADO DOS 5 SENSOS:

SEIRI – Senso de Utilização / Descarte – Significa evitar o DESNECESSÁRIO – separar o desnecessário do necessário, e guardá-lo num lugar que lhe é próprio, para que não atrapalhe a rotina de trabalho ou qualquer outra atividade. Disponibilizar as coisas realmente necessárias ao trabalho são aquelas desnecessárias em guardá-las ou “passá-las para frente”.

SEITON – Senso de Organização – Significa providenciar, deixar tudo em ORDEM. Todos os materiais necessitam ser mantidos em ordem, para que possam ser encontrados de imediato e estejam prontos para o uso sempre que necessários.

SEISO – Senso de Limpeza – Significa manter sempre LIMPO o local de trabalho ou qualquer outro lugar, com tudo em ordem e somente o necessário, para que a sujeira não atrapalhe a produtividade.

SEIKETSU – Senso de Padronização e Saúde – Significa manter a HIGIENE, tornando o ambiente saudável e agradável a todos.

SHITSUKE – Senso de Disciplina ou Autodisciplina / Consciência – Significa DISCIPLINA, não só aprender e seguir os princípios anteriores, como também se educar com caráter, firme e honrado, para vencer na vida.

Compartilhe


Veja também