O Laboratório de Práticas de Enfermagem tem por objetivo proporcionar aos discentes um aprendizado técnico-científico de forma dinâmica, progressiva e participativa, capacitando-os a desenvolver ações que visam à assistência integral ao ser humano.
Realizamos planejamento e organização de atividades didático-pedagógicas semestralmente, mantendo a qualidade dos materiais permanentes, bem como a aquisição de novos equipamentos, pois a inovação tecnológica é constante em nossa área de atuação, uma vez que as práticas desenvolvidas no Laboratório permitem aos discentes, o crescimento nas habilidades necessárias ao seu exercício profissional, qualificando a intervenção no processo saúde doença do indivíduo/família e comunidade.
A utilização do Laboratório como estratégia de complemento das atividades teóricas, permite aos discentes uma maior vivência da realidade clínica, possibilitando assim, maior segurança quanto aos procedimentos a serem realizados e também conhecimentos sobre biossegurança, sua atuação junto ao indivíduo, doente, família e comunidade. O foco de atenção retorna ao ambiente ocupacional e amplia-se para a proteção invidual e coletiva, portanto, os docentes e discentes que desenvolvem as práticas no laboratório tem como normas a utilização de equipamentos de proteção individual, como luvas, máscaras, aventais, sendo uso obrigatório jaléco, sapato fechado e calça comprida. O ambiente possui também descartes apropriados de material contaminante, pérfuro-cortantes, proporcionando a adoção de procedimentos correspondentes às boas práticas de segurança.
O Laboratório mantém constante inovação, disponibilizando de um grande número de manequins, adaptando-se as tecnologias utilizadas no mercado, tanto em equipamentos: como balanças, inaladores, respiradores, monitores e outros, como materiais para procedimentos técnicos: como curativos alternativos, sondas, pulsionamento de veias, administração de soros, nutrição parenteral periférica (NPP) e verificação de pressão arterial. Desta forma, aproximando o estudante da realidade hospitalar e dos serviços de saúde, melhorando assim o processo de ensino aprendizagem.
Além disso, contamos com estoque de materiais e equipamentos para aulas práticas de Centro Cirúrgico.
Consideramos, dessa forma, que os manequins são de fundamental importância para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, pois propiciam ao estudante a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula (o conhecer), desenvolvendo habilidades (o fazer) e aprendendo a ser e a conviver (a atitude).