Aprovada por unanimidade a Lei de Incentivo à Inovação

Aprovada por unanimidade a Lei de Incentivo à Inovação Fonte: www.univem.edu.br/noticias/index.php?id=4329 Em sessão extraordinária realizada na última quinta-feira (6/7), na Câmara Municipal de Marília, foi aprovada, por unanimidade, a Lei de Incentivo à Inovação de Marília. […]

3 de agosto de 2017 5:02 pm Notícias

Aprovada por unanimidade a Lei de Incentivo à Inovação

Fonte: www.univem.edu.br/noticias/index.php?id=4329

Em sessão extraordinária realizada na última quinta-feira (6/7), na Câmara Municipal de Marília, foi aprovada, por unanimidade, a Lei de Incentivo à Inovação de Marília. A lei oficializa o Sistema Local de Inovação e estabelece políticas públicas de apoio a empresas e ambientes formais de inovação por meio da criação de um Fundo de Apoio à Ciência, Pesquisa e Inovação. Além disso, é um dos requisitos para o credenciamento e instalação do Parque Tecnológico.
Durante a plenária vários vereadores elogiaram a forma que o projeto de lei foi conduzido para a votação na casa. Desde a elaboração da minuta,  com a participação de todos os membros da Comissão Municipal da Ciência, Tecnologia e Inovação de Marília – COMCITI, o encaminhamento pela Secretaria de Desenvolvimento e Trabalho ao prefeito municipal, o acompanhamento das discussões e implicações administrativas e legais nas diversas secretarias municipais, principalmente das finanças e de Administração e, nesta mesma semana a apresentação aos secretários e aos vereadores no auditório da prefeitura tirando dúvidas que ainda pudessem existir, finalizando com a votação e aprovação na sessão extraordinária.
Acompanharam a votação o reitor do Univem, Dr Luiz Carlos de Macedo Soares; o chefe de gabinete da reitoria do Univem, Ivan Evangelista; representando a ASSERTI,  Giulianna  Marques; o vice-presidente da ASSERTI, Milton Breda; o gestor de Relações Institucionais da Etec – Marília, Prof Benedito Goffredo; o diretor do Ciesp e presidente da  COMCITI, Chikao Nishimura; o gestor do CITEC-Marília Prof. Dr. Fábio Dacêncio Pereira e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Cassio Luís Pinto.
Compromisso – Essa semana, em visita a Marília, o governador do Estado Geraldo Alckmin renovou seu compromisso com a instalação do Parque Tecnológico e elogiou os empresários, instituições, profissionais e equipe do governo local que estão evolvidos na elaboração e tramitação do projeto. “Marília será a melhor esquina do Brasil” para bons negócios e o empreendedorismo”, ressaltou.
O Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM teve papel fundamental neste processo, como instituição gestora dos ambientes formais de inovação: o Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITEC-Marília) e o Centro Incubador de Empresas de Marília (CIEM), tendo como coordenador e gestor os professores Dr. Elvis Fusco e Dr. Fabio Dacêncio Pereira.
Com apoio do reitor, Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares, o UNIVEM contribui para o desenvolvimento de Marília e região e se prepara para junto com a Prefeitura Municipal submeter o Projeto de Credenciamento provisório do Parque Tecnológico de Marília em alguma semanas.
Segundo afirmou a responsável pelo Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, Margareth Lopes Leal, Marília será a primeira cidade do Estado a ter o credenciamento de um Parque Tecnológico no modelo do Sistema Paulista de Ambientes de Inovação, lei criada em 2014 que dá apoio e suporte aos parques tecnológicos, com o objetivo de atrair investimentos e gerar novas empresas intensivas em conhecimento ou de base tecnológica, que promovam o desenvolvimento econômico do Estado. Marília é atualmente um modelo no estado de São Paulo na governança dos ambientes de inovação e no apoio ao empreendedorismo. Por meio do Univem conta com ambientes de inovação que colocaram o município entre as cinco principais cidades do Estado em Tecnologia da Informação. O Centro de Inovação Tecnológica de Marília (Citec-Marília); O Centro Incubador de Empresas de Marília (CIEM) e o Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação de Marília (APL TI Marília) – credenciados pelo governo do Estado, inseriram oficialmente o município dentro do Mapa da Ciência, Tecnologia e da Informação criado pela secretaria da Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo.