O Projeto Robótica Paula Souza propicia alimentar a curiosidade e as visões de mundo como um dos papéis na educação. Hoje o ensino não fica mais preso nos livros e nas salas de aula, agora […]
O Projeto Robótica Paula Souza propicia alimentar a curiosidade e as visões de mundo como um dos papéis na educação. Hoje o ensino não fica mais preso nos livros e nas salas de aula, agora envolve diferentes ambientes e a comunidade, buscando provocações e questionamentos, além de exercitar a capacidade de encontrar respostas. A Aprendizagem Baseada por Desafios (ABD) ou Challenge Based Learning (CBL) e a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) ou Project Based Learning (PBL), representam uma abordagem multidisciplinar referente ao ensino e aprendizagem focada na construção de conhecimento por intermédio de um propósito que é atender a uma indagação, a um desafio ou a um problema, incentivando os alunos em um processo de pesquisa, elaboração de hipóteses, refinamento de ideias, realização de previsões, coleta de dados, hipóteses e de procura por recursos para conduzir essa atividade, especialmente usando a tecnologia. São métodos pedagógicos que buscam incentivar os alunos no desenvolvimento da liderança e a autonomia, proporcionando um conhecimento mais profundo dos assuntos que estão estudando, unindo o processo de ensino teórico e a prática, além de integrar diferentes conhecimentos e fomentar o desenvolvimento de competências, na formação de profissionais com perfil diversificado.
O objetivo é fomentar grupo de trabalho com professores e parceiros de mercado que visa a efetivação das ações, e atender as metas do projeto nas respectivas frentes:
A Etec Antônio Devisate em parceria com a escola Cultura e Liberdade (Pompeia/SP) proporcionaram aos alunos do 2NB Ensino Médio Desenvolvimento de Sistemas SEDUC a participação no 1º CAMPEONATO DE ROBOCODE . A batalha teve a presença dos professores do Ensino Médio Daniel Toetz, Donato Pina e do vice-diretor Luiz Frederico Faia Destro.
Com certeza foi um momento especial de troca de informações entre os participantes, ampliando as competências técnicas, pessoais, éticas e culturais.