Filtro de Daltonismo

ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PARTICIPAM DA ROBÓTICA PAULA SOUZA

O Projeto Robótica Paula Souza propicia alimentar a curiosidade e as visões de mundo como um dos papéis na educação. Hoje o ensino não fica mais preso nos livros e nas salas de aula, agora […]

31 de julho de 2023 5:00 pm Destaque, Notícias


O Projeto Robótica Paula Souza propicia alimentar a curiosidade e as visões de mundo como um dos papéis na educação. Hoje o ensino não fica mais preso nos livros e nas salas de aula, agora envolve diferentes ambientes e a comunidade, buscando provocações e questionamentos, além de exercitar a capacidade de encontrar respostas. A Aprendizagem Baseada por Desafios (ABD) ou Challenge Based Learning (CBL) e a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) ou Project Based Learning (PBL), representam uma abordagem multidisciplinar referente ao ensino e aprendizagem focada na construção de conhecimento por intermédio de um propósito que é atender a uma indagação, a um desafio ou a um problema, incentivando os alunos em um processo de pesquisa, elaboração de hipóteses, refinamento de ideias, realização de previsões, coleta de dados, hipóteses e de procura por recursos para conduzir essa atividade, especialmente usando a tecnologia. São métodos pedagógicos que buscam incentivar os alunos no desenvolvimento da liderança e a autonomia, proporcionando um conhecimento mais profundo dos assuntos que estão estudando, unindo o processo de ensino teórico e a prática, além de integrar diferentes conhecimentos e fomentar o desenvolvimento de competências, na formação de profissionais com perfil diversificado.

O objetivo é fomentar grupo de trabalho com professores e parceiros de mercado que visa a efetivação das ações, e atender as metas do projeto nas respectivas frentes:

  •  Elaboração/execução das competições e suas etapas;
  •  Desenvolvimento de modelos/protótipos envolvendo tecnologias (físicas e virtuais);
  •  Construção de roteiros e práticas pedagógicas em diferentes plataformas digitais;
  •  Melhorar a integração entre currículo e conhecimento nas modalidades de ensino presenciais ofertadas pelo Centro Paula Souza;
  •  Propiciar melhoria de relacionamentos e integração entre as unidades, professores, alunos, ex-alunos e comunidade;
  •  Divulgação e aprimoramento do conhecimento técnico e científico;
  •  Construção e manutenção de ambientes virtuais com a finalidade de divulgação das informações e materiais de apoio para professores, alunos e comunidade;
  •  Incentivar/orientar Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e Pré Iniciação Científica (Pré-IC);
  •  Produzir artigos entre outros materiais didáticos.

A Etec Antônio Devisate em parceria com a escola Cultura e Liberdade (Pompeia/SP) proporcionaram aos alunos do 2NB Ensino Médio Desenvolvimento de Sistemas SEDUC a participação no 1º CAMPEONATO DE ROBOCODE . A batalha teve a presença dos professores do Ensino Médio Daniel Toetz, Donato Pina e do vice-diretor Luiz Frederico Faia Destro.

Com certeza foi um momento especial de troca de informações entre os participantes, ampliando as competências técnicas, pessoais, éticas e culturais.

Compartilhe


Veja também